Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem
Nesta área, o professor poderá colocar todo o material relacionado com a organização de gestão do processo ensino-aprendizagem, ou seja, a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação do aluno. Assim poderá delinear uma estratégia de intervenção orientada por objetivos pedagógicos, que respeite o conhecimento válido no ensino da Educação Física e conduza com eficácia pedagógica o processo de educação e formação do aluno na aula de EF. Esta conceção pedagógica deve estar enquadrada relativamente às condições gerais e locais da educação, às condições imediatas da relação educativa, à especificidade da Educação Física no currículo do aluno e às características dos alunos.
Aqui o professor poderá construir ferramentas de cariz pedagógico; reflexões de um modo mais adequado de ensinar, aprender e avaliar; metodologias diferenciadas e diversificadas postas em prática, e de carácter situacional e avaliação do processo ensino-aprendizagem (Sá-Chaves, I., 2007). Aqui o professor constrói uma ferramenta que fará a ligação entre a teoria e a prática, uma base de documentos que orientam a sua prática e que suportam a uma reflexão posterior.