Planeamento Anual

 

O ato de ensinar pressupõe planeamento, uma progressão pedagógica, uma estruturação lógica dos conteúdos. A estruturação de um Planeamento Anual possibilita que uma lógica de conteúdos delineada seja modelada tendo em conta referenciais temporais, espaciais e organizativos, sendo por isso, essencial para o professor.

É realizado pelos grupos disciplinares de Educação Física antes das aulas se iniciarem, num processo conjunto e de interação e partilha, onde desenvolvem um mapa cronológico das diferentes atividades a ser leccionadas durante o ano letivo e o número de aulas atribuídas a cada uma delas (perspetivação temporal). Permite assim atingir uma progressão lógica e clara de aula para aula e melhorar a gestão, subjacente à prática docente, tendo em conta as referências do Programa de Educação Física, dos recursos materiais disponíveis, os educandos e o professor.

Incorpora dois tipos de planificação:

- Planificação da Unidade de Ensino, onde serão equacionados os conteúdos a ter em conta por cada unidade e os objetivos pretendidos;

- Planificação de aula, realizada pelo professor, individualmente, onde existe uma seleção das atividades a realizar, no sentido de atingir os objetivos propostos.