O Portfolio 

"Percepcionar o portfolio como um dialogo do aluno consigo próprio, como uma forma de organizar o pensamento e a aprendizagem e, desse modo, como factor de potenciação de motivação intrínseca e da produção e encontro de sentido(s)" (Simão, Ana).

O portefólio pode ser percepcionado como metodologia de investigação-ação promotora do desenvolvimento pessoal e profissional, percebendo-os como espaço de reflexão sobre a prática e, como tal, de emergência de conhecimento. Complementarmente, explora também a possibilidade de auto-avaliação, de avaliação formativa e sumativa dos professores em formação. O Portefólio Reflexivo apresenta-se como uma meta, instrumento preponderante no desenvolvimento social, pessoal e profissional do Professor. A reflexão e a interação que a sua construção envolve, são fatores de promoção da aprendizagem do docente e do desenvolvimento de competências. Este tipo de documento tem diversas finalidades e representa um olhar do Professor a múltiplos aspectos como: o seu conhecimento (conceptual, processual e atitudinal);o processo de ensino e aprendizagem; a aprendizagem; os alunos; os contextos; uma visão pessoal acerca de si mesmo.

O Portefólio do Professor deverá incluir duas componentes fundamentais: evidências das capacidades e competências profissionais; e reflexões sobre essas evidências e sobre as práticas de ensino (Nunes, J., 2000).

Nesta nota, o seguinte binómio apresenta-se como basal e como uma inerência ao portfolio do professor-estagiário: vertente descritiva e abordagem reflexiva (Sá-Chaves, I, 2007).